A teoria evolutiva pode ser considerada como um eixo
centralizador e integrador das demais ciências biológicas, podendo fornecer
subsídios para uma compreensão mais holística da biodiversidade encontrada e
estudada nos dias atuais. Embora boa parte da comunidade científica atribua ao
pensamento evolutivo darwinista esse papel unificador, muitos estudantes e
professores de ciências apresentam dificuldades e até mesmo rejeição na
compreensão dos conceitos evolutivos (ABRANTES & ALMEIDA, 2006).
A Evolução Biológica de DARWIN (1859) consiste em uma
ideia bastante popular e intuitiva, e embora seja corroborada enfaticamente a
cada nova publicação científica, entre o público geral é ainda pouco aceita
como lei natural. É plausível afirmar que todas as pessoas com o mínimo grau de
instrução já tenham ouvido falar em Darwin, no entanto, a teoria evolutiva é
possivelmente uma das leis naturais menos conhecidas pelo grande público, o que
a torna peculiarmente fadada a incompreensões, desentendimentos e à disseminação
de conceitos errôneos (FUTUYMA, 2009).
Devido ao caráter multidisciplinar e unificador do
conhecimento biológico, ensinar e apreender acerca da Evolução não consiste
numa tarefa fácil. Inúmeros são as barreiras e problemas encontrados na relação
ensino aprendizagem desta temática, logo, todo e qualquer subsídios referentes
a Biologia Evolutiva são sempre bem vindos.
Foi pensando nisso que surge a ideia deste blog. E
aqui encontraremos um interessante espaço de interlocução entre os atores
interessados ao tema. Como postagem inicial e de apresentação, deixo um vídeo
interessante que resume muito bem como esse processo funciona, ou seja, como
funciona a EVOLUÇÃO.
Bons estudos,
Bibliografia utilizada:
ABRANTES, P. & ALMEIDA, F.P.L. Criacionismo e
darwinismo confrontam-se nos tribunais: da razão e do direito. Episteme,
vol.11(24), pp.357-402, 2006.
FUTUYMA, D. J. Biologia evolutiva. 3. Ed. Ribeirão Preto:
FUNPEC, 2009.
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